segunda-feira, 28 de março de 2011

Sistema Público de Saúde em Manaus. E no Interior?

Deu no Blog de Ronaldo Tiradentes: O desabafo do radialista Renato Pitanga. O radialista procurou socorro no hospital 28 de agosto no ultimo domingo e recebeu atendimento nota zero (confira o link no final do texto). Não assustou o comentário sobre o atendimento descrito, essa realidade está muito evidente para quem queira constatar, o desabafo de Pitanga é compreensível, já presenciei coisas piores. O pai de meu amigo faleceu em Novembro de 2010, por volta do meio de Janeiro de 2011, estávamos juntos quando alguém lhe telefonou, chorando ele disse “querida meu pai não precisa mais deste exame, ele é morto agora”; Tal exame foi marcado mo mês de Outubro do ano passado.

Moro nas proximidades do Pam Codajás, Alfredo da Mata e Adriano Jorge, estou cansado de ver o desespero de pessoas que chegam a tais locais ainda na madrugada para poderem ser atendidas pelo sistema publico de saúde. Situação mais humilhante para idosos que parecem pobres coitados correndo quase sem energia para garantir uma misera vaga.

Essa é uma situação humilhante, como também é a situação de esperar por messes para se conseguir marcar uma consulta com alguns especialistas. Não há médicos nos sistema suficientes no sistema, falta contratar pessoal capacitado.

Acompanhando minha mãe comprovei um péssimo atendimento a começar do pessoal da recepção, que em alguns locais nem sabem digitar (usar corretamente o computador), culpa deles? Creio que não, só estão ali pra sobreviver. Outra constante é o atraso de médicos, que em muitos casos sentem-se Deus durante a consulta com o paciente.Também não entendo porque muitos profissionais de saúde, desfilam com seus "modelitos" brancos  em locais como ruas, lanchonetes... Isso não leva contaminação para dentro dos hospitais, postos de saúde, SPAs?  

Conheço um trabalho na fundação de medicina tropical muito bom iniciado pelos profissionais de saúde daquela instituição, eles desenvolvem tal trabalho na cara e na coragem, pois há carência de profissionais por ali também, culpa deles não? Estão é operando milagres, faltam profissionais.

E no interior é muito pior, um rapaz de Parintins me dizia a poucos dias atrás que ele tem que vir a Manaus para se tratar, há localidades que dependemos de médicos que da Colômbia ou Venezuela que são considerados de segunda categoria por muitos.

Também como o referido radialista, fico me perguntando onde essa situação vai parar, ele menciona que ira procurar se curar em outras bandas. Será que devemos também nós tentar deixar nosso Estado ou país em busca de um sistema eficaz, competente e capaz de atender a demanda que lhe é dada? Ou será que devemos esperar pela morte pacientemente do mesmo modo que esperamos por atendimento medico em nosso Estado? Nossos doentes deveriam ser respeitados, mas São?

 http://www.cbnmanaus.com.br/ronaldotiradentes/?p=4347

2 comentários:

  1. Nao é de hoje que vemos o descaso da saude no nosso estado. Eu tenho 23 anos, e muitos anos antes quando ainda era pequeno ja ouvia minha mae reclamando como era dificil marcar uma consulta simples em alguma casa de saude. Certa vez aqui no bairro onde moramos (Santa Etelvina), houve uma mulher a Dr Valquiria que recebia pessoas carentes em sua casa para tentar algum tipo de tratamento clinico, a casa dela sempre estava cheia de pessoas procurando ajuda, acontece que se na epoca quando ainda havia posto de saude no bairro,alguem procurasse ser atendido la logo viam os profissionais da saude dizer que nao havia vaga, nao havia como fazer exames , as maquinas nao funcionavam,e se quisesse so bastava procurar as muitas clinicas que os medicos tinham e marcar um exame ou consulta no valor de… pois é! Sempre tem como tirar dinheiro de quem precisa. A Dr Valquiria foi convidada a para de realizar seu trabalho voluntario no bairro devido a concorrencia com os outros medicos que atuavam no posto de saude, quem perdeu foi o povo. Ha alguns anos minha mae, uma tia e eu mesmo, fomos diagnosticados com pedra na vesicula claro que em tempops diferentes , mais o que nos chamou a aten;ao foi que em determinadas crises de dor que tivemos, os medicos diziam que estavamos era com crise de vermes!!! Os medicos sao deuses que estao acima de tudo e tudo sabem nem precisam nos tocar!!! O pior era quando nao havia ninguem pra nos atender tinhamos que curtir a dor , eu mordia um len;o que tenho ate hoje guardado. Mais bem eu sei que sofri no precisar de um medico neste municipio. Mais bem eu sei que sofri no precisar de um medico neste municipio, e concordo com os autores dos dois textos deste blog e do jornalista que precisou de ajuda no 28 de agosto, a saude do estado e ruim mesmo e o enfase agora e a seguran;a que vira e mexe traz escandalos a tona. Parece que nenhum governate tem interesse na saude da popola;ao, tudo que querem e sair bem em algum meio de comunica;ao, mais modestia parte eles sempre se decepicinam, pq a midia cavuca e encontra toda sua podridao! Aos senhores dos meios de comunica;ao fiquem atentos mostrem o descaso com o povo do amazonas, gritem é um apelo meu e de todos aqueles que passam por algum tipo de dor neste estado!

    ResponderExcluir
  2. COM RELAÇÃO AO SISTEMA DE SAUDE DO ESTADO,VENHO FAZER UMA AVALIAÇÃO COM RELAÇÃO A OUTROS ESTADOS QUE ESTÃO EM SITUAÇÃO BEM PIOR,POREM ESSAS CIDADES SÃO AS CAPITAIS MAIS RICAS DO BRASIL COMO SÃO PAULO,RIO DE JANEIRO,MINAS GERAIS E OUTROS,CIDADES MASI POPULOSAS.
    MAS ISSO NÃO JUSTIFICA A FALTA DE ATENÇÃO QUE TODOS NÓS CIDADÃOS COMUNS E FUDIDOS QUE PRECISAMOS DESTA MERDA DE SAUDE SOFREMOS A CADA MOMENTO QUE VAMOS AO POSTO DE SAUDE.
    CONFESSO QUE NEM GOSTO DE IR AO HOSPITAL SOMENTE UMA VEZ AO ANO PARA FAZER UM CHEC UP GERAL,MESMO ASSIM CHEGO SADIO E QUANDO VOU AO BANHEIRO SAIO DOENTE DA PARA ACREDITAR?NADA MELHOR QUE O BOM CHÁ DE ALHO COM LIMÃO,REMEDIOS CASEIROS QUE OS NOSSOS INDIOS AQUELES MESMO QUE NOS ACOLHEM MUITO BEM E QUE SÃO DISCRIMINADOS FAZEM E NOS OFERECEM PARA A CURA DE PEQUENAS DOENÇAS.
    QUANDO EU MORRER QUERO QUE NÃO SEJA EM CIMA DE UMA CAMA DE HOSPITAL QUE SEJA NA MINHA CAMINHA MESMO QUE POR SINAL JA ESTA DURA,AI FICO IMAGIONANDO OS NOSSOS AMIGOS RIBEIRINHOS QUE NEM ISSO TEM ACESSO,MUITOS MORRENDO SEM SABER DO QUE,AIDS,TUBERCULOSE,MALARIA,DENGUE,DST,DIABETE E AINDA TEM FILHA DA PUTA MESMO QUE NÃO CONHEÇA AS MÃES,MAS QUE SE DIZEM ESTAR TRABALHANDO POELA SAUDE NO INTERIOR DO ESTADO.
    EH FODA MAS ESTAMOS AI TORCENDO QUE ESTES QUE SE DIZEM DEFENSOR DOS MAIS NECESSITADOS POSSAM MORRER NO QUINTO DOS INFERNOS QUE É AQUI NA TERRA MESMO,E AQULES QUE TRABALHAM QUE SÃO POUCOS POSSAM DAR EXEMPLOS PARA QUE OUTROS POSSAM SEGUIR SEUS PASSOS.

    THIAGO RODRIGUES

    ResponderExcluir