sábado, 12 de março de 2011

Entrevista de Restart sobre o Amazonas e Civilização

Muita gente incomodou-se e quer o couro dos membros da banda Restart, graças a uma declaração de Thomas (baterista): “Durante uma entrevista, o músico é perguntado sobre quais lugares ele ainda gostaria de tocar. Thomas responde: "Queria tocar no Amazonas. Imagina, tocar no meio do mato, não sei nem como é o público de lá. Não sei nem se tem gente civilizada, civilização".
Infelizmente temos civilização sim, aqui como em qualquer lugar, temos políticos corruptos, polícia, bandidos, pessoas sérias, bonitas, feias, empresas, poluição, fabricas..., enfim temos tudo que em qualquer outro lugar “civilizado” tem.

Moramos sim no meio do mato, Manaus está cercada de floresta, graças a Deus, e espero que o homem “civilizado” não acabe com ela. Não me incomodei com a declaração desse jovem rapaz, fiquei foi muito triste por ver tamanha ignorância em relação a seu país. Será que ele não estudou geografia? Tomara que não seja ele que componha as letras da banda, afinal que conteúdo ele tem para passar a seu publico? Será que esse rapaz nunca leu atrás de sua TV, som, celular, etc. Fabricado na zona franca de Manaus? Será que ele estudou? Será nunca ouviu falar do festival de Parintins? Não, certeza que não, pois teria dito algo mais inteligente.

Infelizmente nosso povo sente vergonha de se identificar como indígena ou seu descendente, isso porque tentam usar o termo índio como algo pejorativo, como povo que é não civilizado. Que conceito de civilização um povo que tenta ofender o outro, devido suas raízes, tem? Etnocêntrica?
Antes que os homens “civilizados” invadirem nosso continente os povos que aqui viviam eram mais evoluídos que seus invasores bárbaros que de vantagens só tinham a pólvora. Encontraram um povo com seus deuses, culinária, danças, técnicas de plantios... Nossos povos indígenas detêm até hoje conhecimentos milenares, conhecimentos esses que os homens “civilizados” entram em suas aldeias para roubar.

Infelizmente não moramos em uma tribo indígena que nunca teve contato com o homem branco para dele não absorver seus erros, pois na tribo não existem políticos corruptos, ladrões, crianças abandonadas, assaltos, fome, exploração, prostituição... Quem é mais civilizado? O homem que se diz ser da civilização é de fato civilizado? Infelizmente não somos indígenas e estamos lá no meio do mato longe dessa cultura podre que desenvolvemos e nela vivemos!
Somos sim descendentes de índios (gente civilizada), e a grande maioria do povo brasileiro também, porém não tem coragem de assumir sua identidade.

4 comentários:

  1. Concordo, a ignorância desse garoto é demais!

    ResponderExcluir
  2. inacreditál a falta de estudos desse jovem

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente venho criticar o governo e os políticos que tanto contribuem para que nossos adolescentes e jovens sejam no futuro uns analfabetos funcionais e no presente uns leigos em cultura, política, religião e etc. É de entristecer ver brasileiros que não conhecem seu país, que não tem identidade cultural, que desconhecem a rica história de sofrimentos, lutas, e exploração, que moldaram nosso país a ser o que é hoje. Errar é naturalmente um ato humano, continuar no erro é colocar os pés no terreno amplo e fácil de tropeçar do fracasso.
    A democracia que tanto falamos seria muito mais construtiva quando em tempos de eleições para troca por vontade popular dos representantes da sociedade fizessem suas campanhas partidárias de forma consciente e sólida a população no sentido de estimular a importância de construção de políticas publicas e programas sociais a partir do voto, se fossem notáveis para o eleitor o quanto a falta de informação é uma devastadora bomba atômica aos meninos e meninas que sonham um dia chegar ao poder com objetivo de mudança e quebra dos paradigmas já impostos pelos atuais poderes.
    O jovem garoto dessa banda famosa é um retrato do investimento e da fiscalização do que é gasto e monitorado em educação no nosso país, não quero apenas criticar a atitude do garoto, e sim quero fazer uma reflexão do quanto precisamos nos mobilizar e unir esforços para a mudança do comportamento político do Brasil. Temos um exame nacional do ensino médio que perde a sua credibilidade em falhas, temos desvio do dinheiro publico que deveria ser gasto em educação e isso retrata bem a deficiência de cultura e informação do nosso povo, dos nossos jovens.
    Por isso, Manaus é uma cidade civilizada, e para mim somente no nome, pois todos os dias nossos atos de vandalismos nos aproximam em pleno século XXI da pré história, não falo apenas da metrópole da Amazônia, falo de Brasil, e não querendo generalizar, mas para cobrarmos precisamos também fazer a nossa parte e não se acomodar e aceitar tudo em troca de favores, e aos nossos políticos um bom exemplo a uma sociedade leiga é fundamental.
    Agora, aos garotos do RESTART, peço antes de qualquer comentário que não envergonhem a juventude com esses atos, pois culturalmente nosso país infelizmente criou um pensamento de que jovem é baderneiro e vandalo, não envergonhe seus fãs que esperam bons exemplos de vocês na perspectiva de buscar novos horizontes, novas idéias, e por fim não envergonhem seu estado e sua região pois civilização para mim é respeitar o próximo cada um respeitando o limite do outro, e não olhar apenas para sí sem pensar no coletivo.
    Finalizando um recado a todos nós, que sejamos turistas para conhecer nosso país, não saindo do seu local de origem, mas lendo livros e usando a internet como meio de comunicação de construção de uma sociedade mais igual, que sejamos responsáveis pelos nossos atos, e que possamos refletir de como é importante nossa contribuição como cidadãos para a construção do nosso país. Conheça a Amazônia, conheça o Brasil, um país que se estende de norte a sul, afinal somos uma nação e ninguém é melhor do que ninguém, vamos a partir de hoje ser homens civilizados e não pré-históricos em informação pois até os homens da pré história eram mais conscientes de que o trabalho coletivo obtinha mais sucesso.



    Abraço e PAZ, José Rayan

    ResponderExcluir
  4. GRAÇAS AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO POR TER COLOCADO MAIS UM CANAL DE COMUNICAÇÃO PARA QUE A POPULAÇÃO POSSA TER ACESSO AS DIVERSAS INFORMAÇÕES DO DIA A DIA,E PRINCIPALMENTE FAZER CRITICAS AOS DIVERSOS ORGÃOS DESSE PAÍS,PARABENS A ESTE GRUPO DE AMIGOS QUE SE JUNTARAM E REALIZARAM ESTE BLOG DE SUMA IMPORTANCIA.
    COM REFERNCIA AOS COMENTARIOS DO GRUPO RESTART,PRINCIPALMENTE DE APENAS UM INTEGRANTE,GARANTO QUE FOI SEM PENSAR,VAMOS REFLETIR :EU E VOCE FICAMOS A VONTADE QUANDO NOS CHAMAM DE INDIO? E QUANTOS PAULISTAS,CARIOCAS,GAUCHOS,JUDEUS,AFRICANOS,JAPONESES,CHINESES E O DIABO A QUATRO ESTÃO GANHANDO A VIDA E CADA MAIS SE ENRIQUECENDO?
    TE RESPONDO SÃO VARIOS,A DISCRIMINAÇÃO ACONTECE EM TODO PAIS E EM TODO O MUNDO.
    MANAUS É UMA TERRA DAS OPORTUNIDADES SE FALAM MAU DO AMAZONENSE POR QUE NÃO VOLTAM PARA AS SUAS TERRINHAS,SERVI CAFÉ E CHOPP PARA VOCES PAULISTAS,CARIOCAS VENDER AGUA E SUCO NA PRAIA OU QUEM SABE SE ASSOCIAR AOS MILICIANOS OU COM TRAFICANTES,GAUCHOS O QUE FAZEM AQUI?
    ENTÃO VAMOS RESPEITAR PODERIA ME PROLONGAR MAIS FALANDO MAU DE OUTROS ESTADOS COMO OS MENINOS DO RESTART,NÃO SOU FÃ DELES E NEM CONHEÇO SUAS MUSICAS E NEM TENHO VONTADE COMO UM BOM INDIO GOSTO DAS MUSICAS DA TERRA E DE OUTROS ESTADOS
    RAPAZIADA MAIS UMA VEZ PARABENS PELO TRABALHO E VA EM FRENTE COM OS SEUS COMENTARIOS.
    THIAGO RODRIGUES

    ResponderExcluir