sexta-feira, 22 de abril de 2011

Páscoa. Jesus Ressuscitou?

Tem muita gente por aí que está comemorando a páscoa sem saber o que ela significa, de modo simplificado se pode dizer que é a passagem da morte à vida, Jesus que depois de morto volta a viver.
Como alguém pode voltar a viver depois de morto? Eu também não sei, mas sei que é algo que se pode acreditar ou não, se pode tentar encontrar justificativas para se afirmar essa realidade ou pára negá-la. Para mim ele ressuscitou, e vou citar alguns pontos para justificar minha crença, sabendo que fé, crença vai alem de justificativa.
1. A ressurreição era na época de Jesus uma teoria que ninguém aceitava, existiam terias como morreu tudo acabou, reencarnação e outras, mas ressurreição era uma teoria que não era aceita. Para que difundir algo que ninguém aceitaria?
2. Naquela época e naquela cultura, a palavra de mulher era insignificante, se a ressurreição fosse uma mentira eles procurariam fazê-la através de um homem para ter credibilidade.
3. Se eu estiver sendo perseguido por uma mentira que tivesse contado e se a verdade me livrasse da perseguição, imediatamente contaria a verdade, sendo assim não seria achincalhado por uma mentira. Os discípulos de Cristo estavam sendo perseguidos, se tudo fosse uma mentira eles a deixariam para trás, assim não serem perseguidos. Não negaram.
4. Jesus ressuscita apos o período que os judeus julgavam adequados para confirmar a morte de alguém.
5. Quem diz que foi Constantino (Imperador de Constantinopla na época) que compilou tudo da forma que está, comete um erro grande, pois ele era analfabeto e também há fragmentos dos evangelhos anteriores a Constantino.
6. Flávio Josef foi um historiador  e apologista judaico-romano, descendente de uma linhagem de importantes sacerdotes e reis, nunca se tornou cristão, relata que um homem de nome Jesus, foi crucificado, morreu e ressuscitou o terceiro dia e muitos o viram isso é fato. Todas as cópias do texto de Josef dizem o mesmo.
7. Estevão morreu em nome da ressurreição de Cristo, só um louco ou um fanático se deixaria morrer por uma mentira (da no caso ressurreição), mais tarde Paulo de Tarso e Pedro. Se fosse uma mentira certamente negariam.
Enfim, esses dados são suficientes para eu crer que Jesus Cristo ressuscitou. Bom quando firmamos nossa fé alem de simplesmente crer por crer, crer porque outros crêem ou por tradição. Muito melhor ainda porque quando se tem base do que se crer, se quando alguém tentar negá-la não vai mudar em nada tua crença. Bom também respeitar a fé do outro, nunca sermos prepotentes e arrogantes em relação a nossa crença ou a crença dos que nos rodeiam, pois assim nosso mestre Ressuscitado ensinou (Deus faz nascer o sol brilhar sobre todos)
Feliz Páscoa a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário